Deputado dos EUA afirma que Egito alertou Israel sobre o ataque do Hamas

Mundo

Brasil – Michael McCaul, deputado dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (11), após uma reunião entre os legisladores americanos sobre os conflitos no Oriente Médio, que o serviço de inteligência do Egito alertou o governo de Israel sobre as potenciais investidas terroristas do Hamas, três dias antes do ataque.

“Sabemos que o Egito avisou os israelenses três dias antes de que um evento como este poderia acontecer”, afirmou o republicano McCaul, sem especificar em que níveis os alertas foram dados.

Ele também fez alusões às possíveis falhas no sistema de segurança de Israel, que vem sendo questionado desde o episódio do último sábado (7), ao sugerir que não sabe como a agressão palestina passou despercebido.

O deputado, ao sugerir que não sabe como a agressão palestina passou despercebida, fez alusões às possíveis falhas no sistema de segurança de Israel, que vem sendo questionado desde o episódio do último sábado (7).

A agência de notícias Associated Press noticiou, nesta semana, que um funcionário da inteligência egípcia fez repetidos alertas de que “algo grande” estava sendo planejado pelo Hamas na Faixa de Gaza às autoridades israelenses, mas que teria sido subestimado.

Resposta de Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em contrapartida, rechaçou qualquer possibilidade do país ter sido avisado sobre os ataques, classificando as afirmações como uma “notícia totalmente falsa”.

Ao jornal inglês Financial Times, duas autoridades anônimas do governo israelense comentaram que não houve informações concretas e específicas sobre a ação terrorista mais letal contra Israel em 50 anos.

O governo do Egito ainda não comentou as informações. No entanto, é a segunda vez que pessoas ligadas à inteligência nacional foram citadas como fontes sobre o caso.*Com informações da Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *