Manaus – Em decorrência da fumaça que voltou a encobrir a capital amazonense, a Prefeitura de Manaus anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), medidas para garantir a segurança da população e o reforço nas ações já realizadas.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal, David Almeida, explicou que a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados levantados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Como parte das medidas, David Almeida anunciou a implementação de um programa de agricultura familiar sem queimadas, seguindo o exemplo de sucesso já realizado em Manaus.
Mais ações
A Maratona Internacional de Manaus de 2023, evento que estava marcado para o dia 15 de outubro, dentro das ações de comemoração do aniversário da cidade, foi adiado para o mês de dezembro. Segundo o prefeito, a medida faz parte das ações que visam a segurança da população.
Além disso, durante a coletiva, também foi mencionada a preocupação com a rede municipal de ensino e com as crianças, especialmente em dias de forte fumaça que prejudicam a cidade. David Almeida informou que estão sendo finalizados os planos para garantir a atenção e cuidado necessários.
Possível cancelamento do Boi Manaus 2023
Devido à fumaça de queimadas o Boi Manaus pode ser adiado por conta do alto índice de poluição que paira sobre o ar em várias áreas da capital amazonense.
Se realmente for adiado, será a priemira vez que isso acontece desde quando a festa começou a ser realizada em 1997. O anúncio poderá ser feito ainda hoje ou nos próximos dias.
Orientações e denúncias
As orientações são levadas para pontos estratégicos da cidade e nas zonas onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. A secretaria informa, ainda, que se a população registrar qualquer tipo de queimada urbana pode denunciar pelo WhatsApp 92-98842-2161 ou no e-mail: defis.semmas@gmail.com.