Aquilombar: Espaço cultural exalta a diversidade brasileira em Belo Horizonte

Brasil

Belo Horizonte (MG)- A casa Aquilombar inaugura no Bairro Lagoinha, Região Noroeste de Belo Horizonte, espaço para eventos culturais que representam a população periférica e prezam pelo respeito à diversidade.

O galpão de 750 metros quadrados no número 865 da Rua Itapecerica tem capacidade para receber 450 pessoas, com palco, cozinha, bar e banheiros. A programação especial de estreia começa em 2 de novembro e vai até 25/11.

De acordo com a assistente social e produtora cultural Fatini Forbeck, uma das donas do espaço, a casa é um aquilombamento para toda a família. Ela define o termo como a ação de se juntar, se organizar e pertencer.

Fatini embarcou no empreendimento com a produtora e publicitária Nathalia Trajano. Para a dupla, o objetivo da casa é acolher principalmente a cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+. “Sabemos que o público vai construir memórias afetivas nesse espaço. A gente está fazendo isso com muito carinho, com a certeza de que a casa vai ser onde as pessoas vão se sentir acolhidas e pertencentes”, explica Forbeck.

Além de destacar a diversidade, a iniciativa pretende ressaltar a cultura belo-horizontina, fazendo conexão entre artistas locais com artistas de outros estados. Alguns nunca estrearam na capital, como o cantor baiano O poeta, dono do hit “Bunda no paredão”, que já alcançou a marca de 27 milhões de visualizações no YouTube. Ele é o convidado do bloco Swing Safado para tocar na quinta-feira de estreia da Aquilombar.  


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *