Ciclope’ é preso em Manaus por fornecer armas para facções criminosas do sudeste do Brasil

Amazonas

Ainda foram apreendidas duas pistolas, uma carabina CTT calibre de 40 e um fuzil

Manaus– Um homem identificado como Cícero Eduardo Oliveira Júnior, conhecido como “O Ciclope” ou “Careca”, foi preso em Manaus na segunda-feira (15), por fornecer armas de fogo e transportar drogas para grupos criminosos de fora do Amazonas.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a Operação Refratário, deflagrada na segunda, é a segunda fase da Operação Paiol, que ocorreu em 2023 e teve como alvo Clovis de Oliveira Siqueira Junior, vulgo “Senhor das Armas”, investigado por integrar o mercado clandestino de armas e munições.

De acordo com as informações do delegado Cíceo Túlio, do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), “Ciclope” foi cooptado por uma facção criminosa que opera na zona norte da capital devido ele ter facilidade para adquirir as armas de fogo e as munições.

“Ele adquiria as armas de fogo e repassava para essas pessoas vinculadas ao tráfico de drogas. Ele também teria como função guarda sobre sua posse uma expressiva quantidade de material entopercente”, disse o delegado.

Na casa de “Ciclope”, foi apreendido pistolas, carabina, fuzil, munições e drogas que, segundo a polícia, seriam transportadas para São Paulo. O delegado explicou que as investigações chegaram até um homem identificado como “Kiko” situado na Colômbia que teria dado a ordem para que as drogas fossem para o estado paulista e assim as armas vinham para a facção em Manaus

“Esse outro atirador desportivo [Cícero Júnio] teria sido cooptado por uma facção criminosa que opera no ramo do tráfico de droga na zona norte do estado, para fins de adquirir arma de fogo e repassar para essas pessoas vinculadas ao tráfico de drogas. Juntamente a essa questão de ceder a arma de fogo adquiridas por parte desse CAC – Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador, ele teria também a função de guardar sob sua posse uma expressiva quantidade de material entorpecente que seria destinado conforme as orientações da facção criminosa”,detalhou o delegado.

Seguindo a linha de investigação, a Polícia Civil do Amazonas investiga também um homem identificado como Kiko, responsável por dar as ordens sobre o destino da mercadoria ilegal.

“Já conseguimos identificar outra pessoa de alcunha “Kiko”, que estaria sediado na Colômbia, e por conta de orientações desse Kiko, esses materiais entorpecentes seriam enviados para São Paulo e as armas de fogo seriam entregues às facções criminosas que operam no tráfico de drogas aqui em Manaus”,explicou Cícero Túlio.

Ainda de acordo com o delegado, após uma averiguação nos bens do acusado, os policiais encontraram compartimentos suspeitos no carro de Cícero Júnior, sustentando a hipótese de que ele iria enviar o veículo com o carregamento para o Pará, até o material ilícito chegar ao Estado de São Paulo.

“Nós conseguimos identificar na casa dele uma antena satelital, utilizada para realizar o transporte em zonas remotas aqui do Amazonas, mas a princípio, tínhamos conhecimento que esse material ia para São Paulo. Percebemos que no interior do carro dele existia uma capacidade considerável para colocar esse material e a gente acredita que ele iria arremeter esse veículo para o Estado do Pará, e de lá, seguiria para São Paulo”, finalizou o titular do 1º DIP.

Junto ao suspeito, foram apreendidas duas pistolas, uma carabina CTT calibre .40 e um fuzil, além de munições e 31 tabletes de maconha. Ele está preso e ficará à disposição da justiça.

Informações:Portal Em Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *