Espetáculo circense contemporâneo ‘Ybatinga – Narrativas Acrobáticas’ estreia nesta quarta-feira (22/05)

Cultura

Manaus (AM)- Manaus se prepara para uma experiência singular através do espetáculo circense contemporâneo “Ybatinga – Narrativas Acrobáticas”. Com cinco dias de apresentações marcadas, o espetáculo estreia dia 22 de maio, oferecendo uma reflexão profunda sobre nossas escolhas e a relação com o planeta que habitamos. A palavra Ybatinga, de origem Tupi, significa “nuvem”, e assim como uma nuvem, este espetáculo se molda e se adapta, explorando as transformações e metamorfoses da existência humana.

“Ybatinga traz toda a potência disruptiva inerente à linguagem do Circo Atual. E assim é muito mais do que se imagina sobre um espetáculo de Circo. Ele incorpora uma proposta multidisciplinar que combina acrobacias, dança, teatro, música e reflexão filosófica. A abordagem do espetáculo propõe um olhar contemplativo sobre os processos de transformação, metamorfose e mutação de seres e coisas” destaca Lis Nobre, que assina a dramaturgia além da direção e da concepção da” estrutura óssea” do espetáculo, tais como coreografia e tudo o que participa da composição visual da obra.

Com o aval e total confiança da equipe do projeto formada pela idealizadora do projeto e performer, Ayla Taynã, além do suporte da equipe de produção liderada por Amanda Magaiver e Kelly Vanessa, a artista e diretora Lis Nobre expandiu e refinou o conceito inicial do projeto para criar uma obra de arte. Com um elenco formado por cinco talentosos performers especializados em diversas técnicas circenses e dois músicos compositores.

Divulgação

Além dos performers e músicos, pelo menos dez profissionais entre equipe artística, técnica e de produção colaboram para dar vida a este espetáculo inovador.

“O espetáculo traz uma mensagem de esperança, incentivando a humanidade a assumir ações necessárias para uma mudança de paradigma em nossas relações com o planeta. Com uma base sólida de solidariedade e compreensão, ‘Ybatinga’ nos lembra que somos parte integrante do que nos rodeia, e que a transformação é um estado constante”, ressalta Lis Nobre.

Ybatinga–Narrativas Acrobáticas é um projeto contemplado no edital Funarte Retomada 2023 – Circo. O processo de criação e ensaio foi realizado em um período de dois meses, garantindo um resultado final polido. O projeto desafia as normas e explora novas perspectivas sobre a criação artística local, utilizando o poder comunicativo do circo para levantar questões urgentes sobre a cultura na região amazônica, identidade e relação com o meio ambiente.

No total serão realizadas cinco (5) apresentações em locais estratégicos, para alcançar públicos distintos e dar visibilidade para a arte circense e para a habilidade dos artistas locais, sendo uma comunidade indígena, uma escola pública, uma comunidade ribeirinha da zona rural de Manaus e duas praças do centro histórico de Manaus, conforme cronograma abaixo:
22/05, quarta-feira: Escola Ruy Alencar, às 20h
23/05, quinta-feira: Comunidade Nossa Senhora de Fátima
24/05, sexta-feira: Largo São Sebastião, às 19h
25/05, sábado: Parque Rio Negro, às 19h
08/06, sábado: Espaço Uatê, às 19h

Ficha Técnica:
Produção Executiva – Ayla Taynã

Direção, Dramaturgia e Concepção Coreográfica– Lis Nobre
Concepção visual, Cenografia Dinâmica – Lis Nobre e Xristo Kaouki [GR/FR]|

Assistente de Direção e Coreografia – Mara Pacheco

Idealização de Figurino – Lis Nobre

Figurinista – Noah Mello e Diflor Ateliê| Cenotécnico – Daniel Ferrat

Produtoras – Amanda Magaiver e Kelly Vanessa| Intérpretes – Laísa Silva, Oziel Ferreira, Fernanda Bezerra, Ayla Tainâ e José Arenas

Músicos – Edison Kiss e Cícero Benedito| Filmaker – Cícero Benedito| Assessoria de Imprensa – Cultura Amazônica Assessoria – Wagner Moreira e Yghor Palhano

Criação e Design Gráfico [Cartaz] – Lis Nobre

Social Media – Dilan Sullivan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *