Manaus (AM)- O Governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a redução de 93% nas queimadas na Região Metropolitana de Manaus em meio à crise climática. O estado enfrenta situação de emergência ambiental devido a um recorde de incêndios em outubro.
Wilson atribui tal redução aos esforços de combate e às recentes chuvas. O chefe de estado também revelou uma reunião em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir ações em resposta à estiagem.
O governador mencionou um contato telefônico com o ministro Sílvio Costa, que prometeu iniciar a dragagem do rio Amazonas próximo a Itacoatiara.
De acordo com boletim diário dessa terça (17), 59 municípios estão em situação de emergência e três em alerta, afetando 138 mil famílias e cerca de 557 mil pessoas. Além disso, 6 mil alunos sofrem com a estiagem. O governo já entregou ou tem em trânsito 40 mil cestas básicas e forneceu mais de 2,2 mil kits do Merenda em Casa.
O Rio Negro está em descida, atingindo 13,49m, enquanto o Rio Solimões subiu 11 cm em Tabatinga. A Hidrelétrica de Santo Antônio no Rio Madeira retomou as operações após um período inativo devido ao aumento no volume de água proveniente dos rios das cabeceiras.