BRASIL – A partir de hoje, segunda-feira (9), foi dado início à fase final do programa Desenrola Brasil. Neste momento, o programa tem como alvo a assistência a indivíduos com renda mensal de até 2 salários mínimos (R$ 2.640) ou aqueles que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A partir desta fase, o Desenrola passa a disponibilizar a plataforma digital do programa, na qual é possível realizar consultas, renegociações, acessar descontos e materiais educacionais sobre finanças.
Entretanto, para ter acesso ao sistema, é necessário que o devedor tenha um cadastro nas categorias Prata ou Ouro na plataforma gov.br.
O gov.br é uma plataforma governamental que possibilita a identificação digital de cada cidadão, permitindo acesso a serviços digitais como a declaração de Imposto de Renda, serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos digitais como carteira de trabalho e de motorista, além de permitir assinaturas digitais e provas de vida no INSS.
Instruções para o cadastro:
1. Acesse www.gov.br;
2. Escolha a opção “Entrar com gov.br”;
3. Insira seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou atualizar sua conta.
Ao fazer o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser verificados pela Receita Federal ou pelo INSS. É possível realizar o cadastro em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran, mas nesse caso, o cadastro garante apenas o acesso ao nível Bronze.
Para alcançar o nível Prata, o cidadão deve realizar uma biometria facial com a CNH ou ser servidor público federal. Outra opção é fazer login através de bancos credenciados, como Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil, desde que o número de telefone esteja cadastrado no banco para receber um SMS de confirmação.
Já para atingir o nível Ouro, é necessário fazer o reconhecimento facial através do aplicativo, conferindo sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou usando o QR Code da Carteira de Identidade Nacional ou um Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Para elevar o nível da conta Gov.br de Bronze para Prata ou Ouro, também é possível utilizar o aplicativo Gov.br e seguir as orientações disponíveis na própria aplicação.
Uma vez que o cadastro esteja atualizado nas categorias Ouro ou Prata, o usuário pode acessar a opção “negociar dívidas da faixa I com o programa Desenrola Brasil” e, na página seguinte, clicar no botão verde “iniciar”, em seguida, acessar “minhas dívidas”.