Diretora-presidente da FVS-RCP recebe homenagem do Coren-AM por sua atuação em prol da saúde pública do Amazonas

A homenagem ocorreu durante a segunda edição do Baile das Esmeraldas, no espaço Dulcila Festas e Convenções, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

© Abrahão Graham/FVS-RCP

© Abrahão Graham/FVS-RCP

Manaus (AM)- Em alusão ao mês de maio, destinado a homenagear os profissionais de enfermagem, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, recebeu, na noite deste sábado (21/05), a Comenda Professora Josephina de Mello do Conselho Regional do Amazonas (Coren-AM).

A homenagem ocorreu durante a segunda edição do Baile das Esmeraldas, no espaço Dulcila Festas e Convenções, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

A homenagem é dedicada a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, autoridades do Legislativo e Justiça e outros profissionais que contribuem para a melhoria e o avanço da enfermagem do Amazonas. O evento faz parte da programação anual da Semana de Enfermagem, evento que ocorre em todo o território brasileiro.

Durante a cerimônia, o presidente do Coren-AM, enfermeiro Sandro André, destacou o empenho de Tatyana Amorim à frente da FVS-RCP. "Decidimos homenagear a enfermeira Tatyana Amorim, que hoje está como diretora-presidente da FVS-RCP, sendo a primeira enfermeira a ocupar um cargo de extrema relevância para a saúde pública do nosso estado", pontuou.

Emocionada durante seu discurso, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, declarou-se honrada em receber a Comenda e a dedicou a todos os profissionais de enfermagem que atuam na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

"Meus sentimentos são de gratidão por este reconhecimento, pois trabalho há mais de 20 anos na área da enfermagem e aqui estou representando a dedicação e o esforço de todos os profissionais de enfermagem que promovem e intensificam as ações de saúde da nossa população", concluiu.

© Abrahão Graham/FVS-RCP

Prestígio

Esta é a segunda vez que Tatyana Amorim é reconhecida por seus serviços de relevância prestados à saúde pública do Amazonas. No mês de abril, a diretora recebeu a Medalha Tiradentes, durante cerimônia de 185 anos de existência da Polícia Militar (PMAM) no Amazonas.

Maio

É conhecido como mês da Enfermagem, em virtude de datas marcantes de dois grandes personagens da enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Néri. A primeira nasceu em um 12 de maio e a segunda faleceu em 20 de maio. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas durante esse período.

Coren

O Conselho Regional de Enfermagem é um órgão de fiscalização profissional que tem como objetivos básicos fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional (Lei nº 7.498/1986), zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, bem como pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.