Caprichoso é o campeão ambiental do Festival Folclórico de Parintins no "Recicla Galera"

A ação buscou engajar as galeras para destinarem de forma correta os resíduos recicláveis gerados dentro do Bumbódromo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

PARINTINS (AM) - A atividade foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com execução operacional do Impact Hub Manaus e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema).

A ação "Recicla, Galera" promoveu durante as três noites do Festival uma disputa entre os itens 19 dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente. A ação buscou engajar as galeras para destinarem de forma correta os resíduos recicláveis gerados dentro do Bumbódromo.

Como premiação, o Caprichoso levou o troféu de campeão Ambiental do Festival e um prêmio de R$20 mil para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.

Desde o dia 20, o "Recicla, Galera" mobilizou a cidade numa atuação em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins. Foram realizadas ações dentro e fora do Bumbódromo visando o engajamento dos visitantes para a destinação correta dos resíduos.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, lembra que a ação, a maior mobilização ambiental já realizada para o Festival Folclórico de Parintins, não termina com o encerramento da festa. Isso porque o "Recicla, Galera" deixa um residual para a cidade com a estruturação da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e da coleta seletiva que ganha 30 novos ecopontos instalados durante a ação.

"A ação reforça nosso compromisso global por um Mundo sem Resíduos, em que assumimos metas importantes na agenda de embalagens. Já são 25 anos de apoio ao Festival Folclórico de Parintins e com essa ação damos mais um passo importante para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região", destaca o diretor.

Os membros da associação Ascalpin receberam mais 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets.

"As pessoas estão no centro do nosso negócio e gerar impacto positivo onde atuamos é um dos propósitos da empresa", completou Victor Bicca.

A secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, reforça a importância da parceria para a realização do maior festival sustentável de todos os tempos.

"Depois de dois anos de Festival, vimos duas galeras que se entregaram para a festa e pela causa. O "Recicla, Galera" passa a ser um marco e esperamos que este seja um novo ciclo para o Festival de Parintins, em que o meio ambiente seja reverenciado dentro e fora do bumbódromo, com a destinação correta de resíduos e apoio na geração de renda dos catadores", ressaltou.


Sobre o "Recicla, Galera"

O projeto também tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia. A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Sedema, bem como a Associação de Catadores de Parintins, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.


*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA*