ANUNCIE AQUI!

Prefeitura de Manaus promove atividades de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

O objetivo despertar a reflexão sobre o processo de cuidar da pessoa idosa, além de fazer orientação sobre o cuidado adequado, para diminuir a exposição dos idosos a maus-tratos e violência

Por Redação em 16/06/2021 às 14:14:23

Foto - Divulgação / Semsa

MANAUS - Os Distritos de Saúde da Prefeitura de Manaus realizaram, nesta terça-feira (15), atividades nas unidades de saúde para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A programação teve como objetivo despertar a reflexão sobre o processo de cuidar da pessoa idosa, além de fazer orientação sobre o cuidado adequado, para diminuir a exposição dos idosos a maus-tratos e violência.

Coordenadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram realizadas palestras educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde da Atenção Primária.

"A atenção à pessoa idosa, na gestão do prefeito David Almeida, é vista de maneira bem ampla, indo além dos cuidados tradicionais de saúde. Desde o início da pandemia, a preocupação com essa parcela da população precisou ser ainda maior porque muitos ficaram sozinhos, diante da necessidade do isolamento social por serem do grupo de maior vulnerabilidade. Infelizmente muitos deles acabam sofrendo maus tratos, sendo negligenciados e até explorados", explicou a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe.

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, enfermeira Eliny Rocha, destacou a importância da data para promover junto à sociedade, a reflexão de como a pessoa idosa está sendo cuidada neste período de pandemia.

"A Organização Mundial de Saúde define que a violência contra a pessoa idosa é qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em uma relação de confiança, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa. A faixa etária a partir de 60 anos é o grupo de maior vulnerabilidade ao vírus da Covid 19 e por consequência à exposição à violência e maus-tratos por parte, inclusive, de seus familiares no domicílio", relatou.

Comunicar erro
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Comentários

ANUNCIE AQUI!