meta Oab

Vereador do Partido Verde é cassado por quebra de decoro, na Câmara Municipal de Itacoatiara

A votação aconteceu na sessão desta terça-feira, 21, e foi marcada por momentos tensos antes do veredito.

Por Portal Sargento Adiel em 22/09/2021 às 10:27:52

© Reprodução

ITACOATIARA- Por 12 votos a 4 os vereadores da C√Ęmara Municipal de Itacoatiara (distante 270 quilômetros de Manaus) cassaram por quebra de decoro, o mandato do parlamentar Robson Almeida de Siqueira Filho (PV).

A vota√ß√£o aconteceu na sess√£o desta ter√ßa-feira, 21, e foi marcada por momentos tensos antes do veredito. Com a perda do mandato, outro parlamentar do Partido Verde assume a vaga deixada por Robson Almeida. Trata-se de F√°bio Cavalcante Miquiles, também do Partido Verde (PV).

Entre as alega√ß√Ķes para a perda do mandato, pesaram contra Robson Almeida o ac√ļmulo de de cinco cargos j√° previamente condenadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Robson acumulava fun√ß√Ķes como médico (generalista e plantonista) na Prefeitura de Silves (distante 181, 37 quilometros de Manaus) e de médico também pelo Estado. Almeida recebia ainda como 3¬į Sargento da Pol√≠cia Militar do Amazonas e como edil em Itacoatiara.

De acordo com colegas de parlamento, a situa√ß√£o de Robson Almeida ficou insustent√°vel. "É complicado e dif√≠cil retirar um mandato dado pelo povo, até porque nosso sistema democr√°tico é soberano mas, s√£o tantos il√≠citos que simplesmente ficou insustent√°vel manter atividade parlamentar com o agora ex-vereador Robson Almeida", declarou um parlamentar que preferiu n√£o ter o nome divulgado.

Tentativas

Mesmo com o processo de cassa√ß√£o em curso, Robson Almeida ainda tentou salvar o mandato recorrendo ao judici√°rio. A tentativa de judicializa√ß√£o do processo de perda do mandato e da consequente inelegilidade por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa (LFL), n√£o logrou √™xito. Almeida recorreu mais de tr√™s vezes às Cortes do Estado. Em todas aos quatro tentativas, a justi√ßa amazonense entendeu que cabia aos parlamentares a decis√£o sobre o futuro pol√≠tico de vereador eleito em 2020.

Trajetória Conturbada

Robson Almeida foi eleito vereador do munic√≠pio de Itacoatiara com 1.133 votos nas elei√ß√Ķes de 2020. Com a cassa√ß√£o, perde um emergente capital pol√≠tico na "Velha Serpa". Apesar da pr√°tica em medicina e da carreira militar, Robson possui uma trajetória de vida conturbada. Além da pr√°tica negativa de acumular nada menos que cinco cargos p√ļblicos remunerados, Almeida também foi preso por tr√°fico de drogas.

Em uma opera√ß√£o do Departamento de Repress√£o ao Crime Organizado (DRCO), em 2018 Robson foi detido e acusado de ser o lider de um esquema criminoso de tr√°fico de drogas, que usava o municipio de Iranduba como rota e tinha como destino a cidade de Manaus. A base da quadrilha era no conjunto Morada do Sol. Na época "Robinho", como era conhecido no submundo, chegou a sofrer processo disciplinar mas, conseguiu se colocar como via pol√≠tica, a ponto de ter sido eleito vereador dois anos depois.

Fonte: Redome

Comunicar erro
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Coment√°rios

ANUNCIE AQUI!