meta Oab

Adolescentes começam a receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 em Manaus

Para receber a primeira dose, no caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, é necessário um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS

Por Redação em 09/10/2021 às 14:10:25

Foto: Divulgação

MANAUS - Os adolescentes de 12 a 17 anos, que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, desde (13), quando a Prefeitura de Manaus iniciou a imuniza√ß√£o desse p√ļblico, poder√£o receber a segunda dose do imunizante neste s√°bado, (9). A estimativa da Secretaria Municipal de Sa√ļde (Semsa), que coordena a campanha em Manaus, é que mais de 71 mil jovens j√° estejam aptos a concluir o esquema vacinal. A estimativa total de usu√°rios para esse dia é de 102.431 pessoas, incluindo os jovens.

Para atender a essa demanda e aos que ainda v√£o receber a primeira e segunda doses, além da dose de refor√ßo para pessoas a partir dos 60 anos e trabalhadores de sa√ļde, que tenham tomado a segunda dose h√° pelo menos seis meses, e imunossuprimidos, que conclu√≠ram o esquema vacinal h√° mais de 28 dias, foram preparados 40 pontos de vacina√ß√£o que funcionar√£o até às 16h, em toda a cidade. Ser√£o oito pontos estratégicos funcionando das 9h às 16h, e 31 unidades de sa√ļde da Semsa, entre Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBSs), policl√≠nicas e cl√≠nicas da fam√≠lia, que v√£o atender das 8h às 16h.

O Centro de Conven√ß√Ķes de Manaus, o "sambódromo", no Dom Pedro I, zona Oeste, n√£o estar√° funcionando porque entrar√° em manuten√ß√£o e depois, por conta do jogo entre Brasil e Uruguai, n√£o poder√° ser utilizado porque o entorno da Arena da Amazônia fica fechado dias antes e depois da partida, por quest√£o de seguran√ßa, só devendo voltar a funcionar no dia 18. O Clube do Trabalhador do Sesi-AM, no Aleixo, zona Leste, também n√£o funcionar√° porque ter√° evento.

A titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, orienta que os pais ou respons√°veis consultem o Imuniza Manaus (http://imuniza.manaus.am.gov.br) para conferir o agendamento e levem os jovens para receber a segunda dose. "É fundamental que os adolescentes que j√° estejam no intervalo compare√ßam aos nossos postos para concluir o esquema vacinal. Estamos avan√ßando na vacina√ß√£o contra a Covid-19 e quanto mais pessoas tiverem tomado as duas doses, ou a dose √ļnica, mais nossa popula√ß√£o como um todo estar√° protegida", alerta.

Documentos

Para receber a primeira dose, no caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, é necess√°rio um documento de identidade ou certid√£o de nascimento, CPF ou Cart√£o Nacional do SUS (CNS). Além disso, os jovens devem estar acompanhados por um respons√°vel - pai, m√£e ou uma pessoa maior de 18 anos que dever√° assinar uma declara√ß√£o no verso da cópia do comprovante de resid√™ncia, que também precisa ser apresentado.

No caso da segunda dose, além dos documentos, o cart√£o de vacina√ß√£o com o registro da primeira dose ou a comprova√ß√£o pelo aplicativo ConecteSus, que pode ser instalado no celular. Os adolescentes dever√£o estar acompanhados dos pais ou um respons√°vel maior de 18 anos.

Comunicar erro
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Coment√°rios

ANUNCIE AQUI!