meta Oab

Doadores de sangue serão testado contra a Covid-19 no AM

O envio dos resultados deverá ser de forma sigilosa, devendo ser feita por email ou qualquer outra forma escolhida pelos doadores.

Por Antônio Farias em 28/10/2021 às 11:30:04

Foto: Divulgação

MANAUS - Aparti desta terça-feira (26), será obrigatório a testagem de Covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores do estado, o projeto que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade prolongou, já está no texto normativo do Diário Oficial do Estado e em vigor.

A ação vale para órgãos públicos, filantrópicos ou privativos de hemoterapia e os exames deverão ficar prontos no prazo máximo de 72h, após a entrada no laboratório. Os testes aplicados devem ser RT-PCR ou de sorologia.

Em caso de teste positivo, o doador deverá ser encaminhado a uma unidade de saúde ligada à secretaria estadual ou municipal de saúde para iniciar o tratamento médico, e a unidade que realizou o exame deverá informar às autoridades sanitárias o caso, e orientará o indivíduo.

O envio dos resultados deverá ser de forma sigilosa, devendo ser feita por email ou qualquer outra forma escolhida pelos doadores.

Os deputados também estabeleceram que as bolsas de sangue de doadores que testaram positivo para a Covid-19 deverão ser descartadas por medidas de segurança, de acordo com a normatização do Ministério da Saúde.

Comunicar erro
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Comentários

ANUNCIE AQUI!