meta Oab

Vacinação em crianças deve iniciar em janeiro, segundo ministério

Recomendação é incluir faixa etária de 5 a 11 anos no PNI.

Por Redação - Portal do Sargento Adiel em 28/12/2021 às 01:10:54

FOTO: Divulgação

BRASIL | O Ministério da Sa√ļde informou hoje (27) que a vacina√ß√£o de crian√ßas de 5 a 11 anos contra a covid-19 deve come√ßar em janeiro de 2022. Em nota, a pasta declarou que a recomenda√ß√£o é para inclus√£o da faixa et√°ria no Plano Nacional de Imuniza√ß√£o.

Segundo o ministério, a posi√ß√£o favor√°vel à vacina√ß√£o poder√° ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta p√ļblica aberta para tratar da quest√£o, se a recomenda√ß√£o for mantida.

"A recomenda√ß√£o do Ministério da Sa√ļde é pela inclus√£o das crian√ßas de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionaliza√ß√£o da Vacina√ß√£o contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta p√ļblica no dia 23 de dezembro e refor√ßado pelo ministro da Sa√ļde em manifesta√ß√Ķes p√ļblicas", diz a nota.

No dia 16 de dezembro, a Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech em crian√ßas com idade de 5 a 11 anos.

Em seguida, partidos de oposi√ß√£o recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a inclus√£o imediata da faixa et√°ria no programa de imuniza√ß√£o. Ao analisar a peti√ß√£o, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo se manifeste até 5 de janeiro sobre a a√ß√£o.

Médicos a favor da vacina√ß√£o

Em nota, a Associa√ß√£o Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacina√ß√£o de crian√ßas. Segundo a entidade, a autoriza√ß√£o da Anvisa segue os mesmos critérios de seguran√ßa e efic√°cia para as demais faixas et√°rias. Além disso, a medida reduz a transmiss√£o do v√≠rus.

"Enfatizamos que crian√ßas podem também serem acometidas pela S√≠ndrome Inflamatória Multissist√™mica associada ao SARS-Cov-2; desenvolverem sequelas e covid longa. Portanto, a vacina√ß√£o é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitaliza√ß√Ķes e mortes", declarou a AMB.

Comunicar erro
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Coment√°rios

ANUNCIE AQUI!