Centros de Testagem para Covid-19 realizam mais de 7 mil exames

Do total de exames coletados, 54,5% tiveram resultado positivo, o que significa que 4.094 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

MANAUS - Dados consolidados pela Prefeitura de Manaus após o encerramento das atividades nos Centros Municipais de Testagem para Covid-19, por volta das 22h da quarta-feira, 19/1, mostram que, juntas, as duas unidades realizaram 7.499 testes ao longo do dia. Do total de exames coletados, 54,5% tiveram resultado positivo, o que significa que 4.094 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

No Centro de Testagem instalado no Studio 5, zona Sul da capital, foram processados 4.064 exames, com 54% de resultados positivos. Já no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, foram feitos 3.435 testes no primeiro dia de atendimento da unidade e, do total, 55% foram positivos para Covid-19.

As unidades encerraram a admissão de usuários às 19h, mas o trabalho de testagem, atendimento médico e dispensação de medicamentos seguiu até por volta das 21h30.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que o percentual de casos positivos confirma o cenário de expansão da variante Ômicron e acende um alerta para o reforço nas medidas de proteção, incluindo o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e, principalmente, a vacinação. "Estamos usando estratégias para garantir assistência a todas as pessoas com suspeita de Covid-19, mas precisamos do compromisso da população na manutenção dos cuidados individuais", destaca.