Governo acaba com restrições a passageiros de países africanos

A medida havia sido aplicada em novembro, devido ao fato de a variante √"micron ter sido detectada inicialmente nos pa√≠ses do sul da √Āfrica

Governo acaba com restrições a passageiros de países africanos

BRASIL - O governo federal acabou com a restri√ß√£o de entrada de passageiros vindos de seis países da √Āfrica: √Āfrica do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimb√°bue.

A medida havia sido aplicada em novembro, devido ao fato de a variante Ômicron ter sido detectada inicialmente na √Āfrica do Sul.

O fim da restri√ß√£o consta em portaria publicada nesta sexta-feira, 21, no Di√°rio Oficial da Uni√£o, que atualiza as regras de entrada no país, e n√£o cita mais os seis países.

Outras medidas permanecem, como a necessidade de comprovação de vacinação e a apresentação de um teste negativo para a covid-19.

A reabertura da fronteira aérea para os seis países foi recomendada pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) h√° duas semanas.

"O governo federal permanece atento a qualquer modifica√ß√£o no perfil epidemiológico junto a Estados, municípios e ao Distrito Federal, e sempre efetua mudan√ßas nas restri√ß√Ķes excepcionais e tempor√°rias de entrada no Brasil, com base em pareceres técnicos de todos os órg√£os envolvidos, respeitando os princípios da oportunidade e da conveni√™ncia", informou a Casa Civil, em nota, sobre a portaria.

Pandemia de covid pode se tornar endêmica

O mundo adentra no terceiro ano de pandemia. Apesar da explos√£o no número de casos por v√°rios cantos em raz√£o da Ômicron, especialistas acreditam que o surgimento dessa variante pode significar a transi√ß√£o da pandemia para uma endemia.

Mas o que é preciso para que a covid-19 se torne uma doen√ßa end√™mica? Oeste conversou com especialistas para entender o atual momento da pandemia.