Prefeitura realiza oficina de produção de brownies para mulheres atendidas por casa de acolhimento

Sociedade

Manaus (AM)- Mulheres vítimas de violência atendidas pela Ycamiabas, casa de acolhimento administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participaram, nesta quinta-feira (15), de uma oficina de produção de brownies, um tipo de bolo de chocolate, promovida pela equipe multidisciplinar do equipamento.

Com o objetivo de capacitar as mulheres acolhidas para o desenvolvimento de técnicas que propiciem a ampliação de sua autonomia financeira após o processo de acolhimento institucional, a oficina abordou a produção da famosa sobremesa americana, a pesquisa de preços para a aquisição de ingredientes de forma mais acessível e o processo de precificação para a revenda dos brownies.

Depois de tantas situações que as deixaram fragilizadas, em todos os sentidos possíveis, é importante que nós promovamos atividades que ajudem a levantar sua autoestima, com a ideia de uma autonomia financeira a ser construída após todo o processo de acolhimento que a casa desenvolve. É uma forma de se pensar novas fontes de renda, novas perspectivas e uma nova qualidade de vida para elas e suas famílias”, explicou a assistente social Jackeline Mendes, facilitadora da oficina.

Acompanhada há dois meses pela Ycamiabas, a usuária A. Aparecida, 19, relata satisfação e esperança ao participar das diferentes oficinas e atividades promovidas pelo equipamento.

É muito bom para todas nós poder aprender coisas novas e colocar em prática. É algo que ocupa a mente enquanto nos ensina coisas valiosas”, afirmou.

Sobre a Ycamiabas

Administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres” é responsável por fornecer abrigo e atendimento psicossocial 24 horas para mulheres e seus filhos que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade social.

O abrigo temporário fornecido pela Ycamiabas tem duração de até 90 dias, variando de acordo com a gravidade de cada caso recebido. O atendimento é realizado somente por meio de encaminhamentos expedidos por outros equipamentos e instituições da Rede de Atendimento à Mulher, como delegacias, varas especializadas no combate à violência doméstica e familiar e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *