Rede de Supermercados Super Nova realiza ação de conscientização para colaboradoras

Business

Manaus (AM)- A Rede de Supermercados Super Nova Cidade, encerrou o mês de outubro com a realização de uma ação de conscientização sobre autocuidado e exames de rastreio do câncer de mama, voltada para as colaboradoras da empresa.

A idealizadora da ação foi a co-founder da rede varejista, Elisama Brito, que também trouxe para o evento, profissionais da saúde e o testemunho de quem já venceu a doença.

Segundo Elisama Brito, seria contraditório se a rede de supermercado, que apoia ações sociais fora do estabelecimento, não abrangesse o corpo de funcionários.

Não teria como nós não trazermos para dentro do supermercado – que tem um grande público de mulheres entre seus colaboradores -, informação para que elas possam rastrear possíveis sintomas do câncer de mama e procurar o serviço de saúde adequadamente. Seria imprudente na verdade, eu como enfermeira, não apoiar essa causa”, disse Elisama.

Fotos: Emerson França

A ginecologista, Sandra Rios, da MS Medical, alertou o público presente sobre as precauções que devem ser adotadas em relação ao câncer de mama.

“A gente tem que estar atenta à realização de todos os exames de rotina. O câncer de mama é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, desde a mais nova, até a mais velha”, destacou a médica.

O médico radiologista, Tiago Ribeiro, da Multiecho, enfatizou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e a realização dos exames de imagens, como a ultrassonografia e a mamografia.

Mulheres com idade menor de 40 anos, nós realizamos a ultrassom mamária e para mulheres com mais de 40 anos, sem fator de risco ou familiares com histórico de câncer de mama, a gente realiza a mamografia. É importante fazer essa combinação e essa sequência. Uma não substitui a outra, os dois exames se complementam”, enfatizou Ribeiro.

Satisfeita com o incentivo dentro do local de trabalho, a colaboradora do Super Nova Cidade, Dayane Paula, afirmou estar mais consciente sobre os cuidados com a saúde. “Achei muito importante isso aqui dentro da empresa e, o melhor de tudo, adquiri muito conhecimento sobre algo que a gente não conhecia a importância, como a ultrassom da mama e a mamografia. Essa ação nos ajudou na precaução”, afirmou a colaboradora.

Uma das idealizadoras do projeto “Apenas um Toque”, que atua no fortalecimento e na rede de apoio às mulheres com câncer de mama, Thays Oliveira, também esteve presente na ação e contou sobre a sua experiência de vencer a doença.

Eu sou uma paciente que foge de todas as estatísticas. Fui diagnosticada com câncer de mama aos 25 anos, sem histórico familiar, que descobriu o câncer de mama durante o banho, daí a importância de a gente realizar o autoexame”, reforçou Thays.

O evento ainda contou com sorteios de brindes, procedimentos estéticos íntimos e de exames de rastreio do câncer de mama.

Fotos: Emerson França


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *