Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré promove qualificação sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) para 60 profissionais de nível superior

Polícia

Manicoré (AM)- A Prefeitura Municipal de Manicoré, por meio da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, está promovendo, qualificação na área de alimentação, nutrição e aleitamento materno para 60 profissionais de Manicoré, que fica 332 quilômetros distante da capital, Manaus.

Além disso, os profissionais puderam aprimorar o conhecimento sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e triagem neonatal, que são ações de garantia da qualidade no atendimento de saúde materno-infantil. A triagem neonatal permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas no período neonatal, a tempo de interferir no curso de doença, permitindo o tratamento precoce específico e a diminuição de sequelas.

A semana de qualificação, que começou na última terça-feira (11), e vai até a próxima terça-feira (18) no auditório da Escola Estadual Pedro Aguirre, localizada no Centro de Manicoré, é voltada para profissionais que trabalham na atenção primária à saúde, e também para os profissionais que trabalham na unidade hospitalar do município, que hoje conta com quase 54 mil habitantes.

A secretária Municipal de Saúde Maria Adriana Moreira, que também está à frente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) destacou que o processo de qualificação dos tutores da EAAB é primordial para melhor atender à população, além de promover, proteger e apoiar a amamentação e orientar sobre hábitos alimentares saudáveis, às crianças menores de 2 anos.

“O nosso planejamento é qualificar o maior número de profissionais possíveis, e o resultado de uma equipe especializada é visto na população que terá um atendimento de excelência e eficaz, através de profissionais altamente qualificados, essa é a nossa bandeira”, disse Maria Adriana.

Dentre os profissionais que participaram da qualificação, Alan Kaike, que é médico, enfatizou a iniciativa, dando destaque ao conhecimento adquirido na oficina para novos Tutores da EAAB.

“Crianças menores de dois anos geralmente têm a cultura da má alimentação. Então é importante esse curso para orientar, e explicar a importância de uma boa alimentação e amamentação da mãe”, destacou Alan Kaike.

Além de enfermeira, Vitória Souza é mãe pela primeira vez. Como profissional de saúde ela reforça a importância da qualificação, principalmente sobre o aleitamento materno.

“Esse evento tem uma importância muito grande para nós profissionais de saúde, porque são capacitações que eu particularmente não tive, e que precisei aprender na prática, até mesmo como mãe”, comentou a enfermeira.

“Os tutores desempenham um papel crucial na promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação adequada e saudável com base no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de dois anos, uma vez que são profissionais de saúde que têm a tarefa de orientar, educar e informar mães, pais, famílias e cuidadores em geral sobre as práticas de amamentação e alimentação infantil adequadas”, concluiu Daíse Reis, Coordenadora Estadual de Alimentação e Nutrição da SES AM.

A secretária municipal de saúde, afirmou que promoverá mais ações que possam qualificar ainda mais os profissionais de Manicoré, e assim prestar um melhor serviço a toda população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *