Tanara Lauschner, professora do IComp/Ufam, é eleita para conselho da maior sociedade científica de computação do mundo

Brasil

Manaus (AM)– A Professora Tanara Lauschner, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), foi eleita para atuar no conselho da Association for Computing Machinery (ACM), a maior sociedade científica de computação do mundo. Atualmente, a professora está cedida e ocupa o cargo de Subsecretária para Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Ser eleita para o conselho da ACM é uma honra imensa e uma oportunidade de grande importância para mim, uma professora brasileira da Amazônia. O papel me permite representar uma região rica em biodiversidade e cultura, mas que também enfrenta desafios significativos em termos de acesso à educação e tecnologia. Minha presença no conselho é um passo significativo para dar voz a regiões sub-representadas e demonstrar que talento e potencial existem em todos os cantos do mundo”, destaca Tanara Lauschner.

A ACM é a principal sociedade científica internacional na área de computação, também a maior e mais antiga do ramo. Fundada em 1947, a entidade desempenha um papel estratégico no avanço do conhecimento, da pesquisa e da prática em computação e tecnologia da informação.

Dentre as atividades, a ACM publica revistas e livros, que estão dentre os mais prestigiados na área de computação, incluindo o Communications of the ACM (CACM), e conta com uma vasta biblioteca digital que abrange ampla gama de tópicos em computação. Também organiza conferências de alta qualidade, proporcionando plataformas para que pesquisadores, profissionais e estudantes compartilhem suas descobertas e discutam as últimas inovações em tecnologia.

Abriga, ainda, vários Grupos de Interesses Especiais (Special Interest Groups – SIGs) que se concentram em áreas específicas da computação, como inteligência artificial, segurança, gráficos e muitos outros. Esses SIGs promovem o desenvolvimento de comunidades de interesse comum, facilitando colaborações e avanços na pesquisa. Além disso, está comprometida com a educação contínua e o desenvolvimento profissional, oferecendo cursos, certificações e recursos para ajudar profissionais de computação a manterem-se atualizados com as últimas tendências e tecnologias.

Outro interesse e área de atuação da ACM é em políticas públicas, a entidade tem voz influente em questões relacionadas à tecnologia, promovendo práticas éticas e informando o debate sobre como a computação e a tecnologia devem ser usadas na sociedade. “A ACM desempenha um papel crucial na comunidade global de computação, incentivando o intercâmbio de conhecimento, apoiando a inovação e promovendo práticas profissionais e educacionais de alta qualidade. Estou realmente muito feliz em fazer parte desta entidade e contribuir diretamente para sua missão,” disse Lauschner.

Prêmio Nobel da Computação

A ACM concede prêmios anuais que reconhecem as contribuições excepcionais de indivíduos na área da computação, como o Prêmio Turing, considerado o “Nobel da Computação”.

Em 2024 o vencedor foi o matemático e informático israelense Avi Wigderson, um renomado cientista da computação teórica. O reconhecimento carrega um significativo prêmio de US$ 1 milhão e reconhece as contribuições inovadoras de Wigderson para o entendimento e utilização da aleatoriedade na ciência da computação.

Fotos: Allan Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *