Lula falou sobre os conflitos do oriente médio, mas foi o comentário de humorista que repercutiu
Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Lula informou sobre a conversa que teve com o presidente de Israel, Isaac Herzog, onde agradeceu o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao Brasil. Nesse post, o humorista Whindersson Nunes o questionou a respeito das queimadas na Amazônia, o que tem deixando Manaus coberta por fumaça há dias.
“E Manaus meu chapa”, disse Whindersson. Em seguida, diversos manauaras comentaram a situação que estamos enfrentando. “Tem 3 dias, isso, 72h e contando mais, que respiramos fumaça pura.. sem intervalo.. Isso maltrata, mata.. e não é como vírus, que contamina quem entra em contato.. está no ar geral.. não tem como fugir.. está na rua, floresta, dentro das casas, afeta a todos..”, disse uma internauta.
Na quinta-feira (12), Lula informou que se reuniu com ministros para tratar sobre chuvas intensas no Sul e a seca e queimadas no Norte do Brasil.
“Hoje me reuni por videoconferência com ministros para tratar da situação das fortes chuvas em Santa Catarina, bem como da seca e das queimadas que afetam o Amazonas. Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo”, escreveu o presidente nas suas redes sociais.
Segundo o presidente, o governo federal tem priorizado assistência aos estados afetados por tragédias climáticas e determinou aos ministros que todas as equipes estejam à disposição dos governos estaduais e das prefeituras.
“O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, afirmou.