Yara Lins assume pela segunda vez a Presidência do TCE-AM em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1°/12)

Amazonas

Conselheiro Luis Fabian é Eleito Vice-presidente

Manaus- Yara Lins, de 66 anos, assumiu nesta sexta-feira, dia 1° de dezembro, a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para o biênio 2024-2025 durante cerimônia de posse realizada no Teatro Amazonas. Em 2017, Yara foi a primeira mulher eleita como presidente da corte de contas amazonense.

Durante a coletiva de imprensa que antecedeu a solenidade, Yara Lins realizou um discurso e reforçou o compromisso com os gestores do tribunal e agradeceu o apoio e a oportunidade que foi concedida e firmou o compromisso de colocar o tribunal do Amazonas como instituição de modelo.

“Nessa nova gestão pretendo implementar melhorias para que o tribunal faça cada vez mais. Pretendo fazer com que o trabalho seja eficaz, que o tribunal tenha mais controle nos gastos, na gestão pública e na harmonia que eu sempre preservei, não só no tribunal, mas com os gestores”, destacou a nova presidente do TCE-AM, Yara Lins.

Vale destacar que ao longo demais de 60 anos, o tribunal só tinha sido comandado por homens. Agora, Lins entra para um seleto grupo de mulheres que presidiram Tribunais de Contas no país por mais de uma vez.

Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). Ingressou no TCE-AM em 1975 como taquígrafa através de concurso público. No decorrer dos anos passou pelos cargos de auditora-adjunta (1989), auditora (2002) e em 2014 foi empossada como conselheira.

No seu primeiro mandato como presidente da corte, em 2018-2019, iniciou o processo de modernização e atualização dos serviços, o que consolidou o Tribunal como referência tecnológica em âmbito nacional.

No decorrer da sua gestão, projetos na área de tecnologia foram implantados pela conselheira, como a inauguração de um dos data centers mais estruturados da Região Norte, com novas plataformas e melhorias no processamento e armazenamento de dados. Isso permitiu que o TCE-AM trabalhasse normalmente durante o período de pandemia de Covid-19.

Lins também focou no bem-estar e na valorização do servidor do órgão. O setor médico do tribunal passou por uma reestruturação que ganhou reformas e aquisição de materiais capazes de melhorar a qualidade de vida dos servidores.

Novo corpo diretivo do TCE-AM

Os conselheiros Yara Lins e Luis Fabian foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no dia 3 de outubro deste ano, durante sessão especial realizada logo após a 34ª Sessão do Tribunal Pleno.

Foram eleitos por cinco votos a dois, em votação secreta, conduzida pelo atual presidente da Corte, Érico Desterro. Não houve unanimidade, pois dois votos em branco foram registrados.

Na mesma sessão, também foram escolhidos os conselheiros Josué Cláudio, como corregedor-geral; Mario de Mello como ouvidor-geral e Júlio Pinheiro para a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas do tribunal, assumindo o lugar de Mario de Mello.

As presidências das 1ª e 2ª Câmara devem ser definidas na primeira sessão ordinária de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *